segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Polo Aquático - regras, príncipios e curiosidades

.

O pólo aquático é uma modalidade colectiva praticada dentro de água, mais propriamente numa piscina. A área de jogo deve ser de 30 x 20 m e deverá ter uma profundidade de pelo menos 2 metros.
Cada equipa é constituída por 13 jogadores (6 suplentes e 7 titulares). O pólo aquático bem como o basquetebol tem um determinado tempo de ataque (35 segundos), quando esse tempo acaba a bola segue dos adversários.

O objectivo deste jogo é marcar o maior número de golos respeitando as regras do jogo. As regras desta modalidade dividem-se em duas vertentes:

As regras simples como não se pode agarrar a bola com as duas mãos, não afundar a bola quando está em disputa, não se pode impedir o oponente de jogar, quando o tempo de ataque acaba não se pode continuar com a bola em seu puder, entre outras.

E existem as regras complexas como por exemplo, não se pode agarrar, puxar ou empurrar o adversário, interferir na cobrança de um livre, entre outras. Quando se dão estes acontecimentos o jogador é expulso durante 20 segundos, se for expulso 3 vezes é substituído.
por João Pedro Costa
.

2 comentários:

Anónimo disse...

jota ... mais um bom trabalho ... sim senhor

Inês Lobão disse...

Boa João, esse teu espírito de iniciativa é muito positivo, e é importante que possas partilhar conosco esse teu interesse e conhecimento. Obrigada!