quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Greve - história, curiosidades, definição

.
O que é?

Uma greve é a paragem colectiva ou voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como por exemplo o aumento dos salários ou até a melhoria das condições de trabalho.

Origem da greve…

A palavra greve vem do francês que significa “ terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio”. Antigamente as greves não eram regulamentadas, ou seja a parte mais forte é que vencia.

O trabalho ficava paralisado até que ocorresse uma das seguintes situações: ou os trabalhadores voltavam ao trabalho nas mesmas condições ou até piores, ou por terem medo de perderem o seu emprego, ou até o empresário atender aos seus pedidos.

Tipos de greve

Existem vários tipos de greve tais como a greve branca que era uma greve simples sem represálias, a greve de braços cruzados em que havia a paralisação total das actividades, a greve de fome onde o grevista recusa-se a comer para chamar a atenção das autoridades, greve geral onde existe a paragem total dos trabalhadores a nível nacional, greve selvagem onde não existe regulamentação, operação padrão ou greve de zelo que consiste em seguir as normas o que pode demorar no andamento do processo e o estado de greve que avisa para uma total paralisação.

Greve de 30 de Setembro de 2008

A Saúde é de acordo com os sindicatos, uma das áreas mais afectadas, tal como os transportes, escolas e outros serviços da função pública. Os números nunca são consensuais, pois para o Governo a adesão nunca é significativa e para os sindicatos é frequentemente massiva.
por João Pedro Costa
.

3 comentários:

Anónimo disse...

boa iniciativa ... joão e bom trabalho

Anónimo disse...

quem e que fez quem?? so podia ser o joao...

Anónimo disse...

bom trabalho sinsenhora...