sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween: a sua origem e história

.
A origem do halloween remonte às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C.. Inicialmente o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta e da Irlanda, o festival de "Samhain" que marcava o fim do Verão.

O fim do verão era considerado como como o inicio do ano novo para os celtas. Era uma data sagrada.

O Samhain era comemorado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, com alegria e homenagens aos que haviam morrido e aos deuses. Para os celtas, os deuses eram seus ancestrais, os primeiros de toda a árvore genealógica.

Foram os Estados Unidos que exportaram e popularizaram a comemoração, embora o façam com marcadas diferenças como o uso de abóboras e a célebre frase "doçuras ou travessuras". É nos Estados Unidos que o halloween é festejado com grande emoção. São poucos os países da Europa a comemorar o halloween.
Sabias que… Além de espantar os "maus espíritos", a festa das bruxas também é uma homenagem às Bruxas, às guardiãs femininas. Cada símbolo tem o seu significado por exemplo a abóbora significa fertilidade e sabedoria e o caldeirão é para depositar as moedas e pedidos aos espíritos. Veste a tua fantasia e vem festejar o ritual do Halloween na Mediateca. Alegria, magia e terror esperam por ti...
Não te esqueças de te mascarar com os símbolos do Halloween e vem festejar connosco a esta festa.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Essas bruxinhas arrazam!!!

Anónimo disse...

muito interessante

Ana B. disse...

Grande festa! estão todos de parabéns!!! A gritaria na Casa do Terror, arrepiava. O DJ esteve em grande e o pessoal muito animado.

Anónimo disse...

os DJ´s estiveram em grande

Anónimo disse...

Patroa, muito obrigado, ainda bem que gostou. Esperamos que não tenha ficado surda ...

PS - talvez tivesse nahora de cortar a sua cabeleira !!!