quinta-feira, 12 de junho de 2008

Santo António - devoções e tradições

.
Não se sabe exactamente quando o culto a Santo António teve origem no nosso país. O povo tomou para si este Santo, que se tornou, no século XVI, o Santo Nacional dos Portugueses, e assim o moldou às suas próprias necessidades. Aparece nos altares das Igrejas com diversos atributos: protector da cidade, das casas e das famílias, advogado das almas do purgatório, advogado dos bons casamentos, protector dos animais, fazedor de milagres, advogado dos objectos perdidos, ajudante dos que combatem, curador dos doentes, protector dos náufragos, entre outras.

Muitas das suas estátuas e imagens representam-no envergando o traje dos frades menores, segurando o Menino Jesus sobre um livro, enquanto outras o mostram a pregar aos peixes. Para além disso, é ainda considerado padroeiro dos pobres, sendo ainda invocado para ajudar a encontrar objectos perdidos, numa oração conhecida como os responsos .


Santo António de Lisboa é enfim comummente considerado como um santo casamenteiro; segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.
No Brasil, muitas moças afoitas por encontrar um marido costumavam retirar o bebé dos braços das estátuas do santo, prometendo devolvê-lo depois de alcançarem o seu pedido. Por esse motivo, alguns párocos mandavam fazer a estátua do santo com o Menino Jesus preso ao corpo do santo, evitando assim o seu desaparecimento.

Lisboa orgulha-se especialmente deste Santo fazendo-lhe festas de arromba nos bairros mais populares, repletos de ruelas sedutoras. O Castelo e Alfama costum engalanar-se para receber o Santo António no mês de Junho. Preparam-se as marchas e vestem-se as ruas de fitas coloridas que parecem tocar o céu de Lisboa. Nos pequenos largos onde desaguam as vielas e escadinhas, nascem esplanadas para se comer sardinha assada entre o perfume dos manjericos e os sons dos bailaricos.
Várias ruas exibem com orgulho os tronos de Santo António. Esta tradição remonta a 1755 quando o Terramoto destruiu a capital e se fez um peditório para ajudar a reconstruir a Igreja de Santo António que então ficara parcialmente destruída. Santo António é festa em Alfama e no Castelo e todos os anos Lisboa mostra ser ainda a sua Cidade .

1 comentário:

Anónimo disse...

esse anuncio e boe fixe