sexta-feira, 16 de maio de 2008

Jardim de Infância - Inscrições 2008/09

.

Começou o mês de Maio e, com ele, começou a corrida às inscrições para o próximo ano lectivo em Creches, Escolas e Jardins de Infância.A Alta não é diferente. A procura de vagas de Creche é um exercício penoso. A oferta não se aproxima sequer da procura, como acontece um pouco por todo o país. É uma resposta social muito cara. A lei exige muitos recursos humanos para um grupo muito restrito de crianças. Por esse motivo, a Creche é desenvolvida principalmente pelas Misericórdias (entidade que consegue suportar os seus elevados custos de funcionamento) ou por privados que praticam mensalidades muitas vezes proibitivas.


Na Alta há muitos casais jovens com filhos pequenos. Encontrar uma colocação de um filho em Creche que lhes permita ir trabalhar é... um pesadelo.A partir dos 3 anos, para as crianças em idade de Jardim de Infância, as coisas melhoram significativamente. Há uma oferta pública, uma oferta privada, uma oferta da Misericórdia (embora cada vez mais reduzida para dar lugar a uma maior resposta de Creche) e ainda, uma oferta de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) como o Centro Social da Musgueira.


As famílias têm oportunidade de escolher. O leque é diversificado e vale a pena conhecer aquilo que as diferencia.O Centro Social da Musgueira aceitará durante o mês de Maio às pré-inscrições de Jardim de Infância para o próximo ano lectivo 2008/2009. O seu modelo educativo assenta numa perspectiva construtivista, centrada na criança e numa pedagogia de participação. A metodologia de projecto é a sua ferramenta. A educação é para a diversidade e para a cidadania.Aqui fica a proposta. Atreva-se a conhecer.

.

Sem comentários: