quinta-feira, 22 de maio de 2008

Feriado "Corpo de Deus " - História

.
O feriado do Corpo de Deus, é um feriado designado de móvel, celebra-se 60 dias depois do Domingo de Páscoa. Como a data da Páscoa varia, não é sempre no mesmo dia, devido à lua cheia ( o feriado da Páscoa calha no primeiro Domingo após a primeira lua cheia (na realidade a data é calculada e pode diferir um ou dois dias da lua cheia em alguns locais de mundo) que se verificar depois do dia 21 de Março (coincidindo assim com o início da Primavera
Equinócio de Verão do Hemisfério Norte). Esta data cai sempre entre 22 de Março e 25 de Abril ) é por isso que a Festa do Corpo de Deus também varia.

Esta festa é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade Trindadeque, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo . Código Canônico( art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "
.