terça-feira, 27 de maio de 2008

Dia Europeu dos Vizinhos - História e Significado

.

O dia Europeu do Vizinho, este ano festejado no dia 27 de Maio - também designado Festa dos Vizinhos -comemora-se em Portugal pelo quinto ano consecutivo e visa aumentar a consciência social e cívica das pessoas através de boas práticas de relações de vizinhança.

O Dia Europeu dos Vizinhos assinalou-se, pela primeira vez, em Paris em 1999, no 17º bairro, confinando-se a território francês até 2002. Em 2003 passou a ser europeu, com a entrada da Bélgica e Suiça.

A palavra: vizinho vem do latim "vicinu", que significa que está próximo, que mora perto, vicinal, morador. As pessoas que residem próximas a nós são chamadas de vizinhos. O ser humano sempre viveu em comunidades, por isso sempre foi ou teve vizinhos, que às vezes são os melhores amigos e confidentes.

Constatamos isso nas pequenas cidades onde a ligação com os vizinhos é mais forte do que com os próprios parentes, que geralmente vivem distantes. Assim, é normal os vizinhos serem compadres e ou se casarem. Nas grandes metrópoles, as pessoas são anónimas e no quotidiano têm receio e mesmo medo de estreitarem relações.

Ao contrário das pessoas que moram no interiordo país, chegam a passar meses ou anos sem ter contacto com os vizinhos de apartamento, alguns nem se conhecem. Existe até uma certa confusão neste aspecto de convivência em condomínio, parece que ninguém quer perturbar o vizinho, violar sua intimidade, evitando uma aproximação social .

Um relacionamento amigável com nosso vizinho é importante e sensato, pois numa emergência é com ele que podemos contar. É claro que nem todos vizinhos são pessoas confiáveis. Assim esse relacionamento deve ser cuidadoso, procurando respeitar cada um. O importante é termos consciência que nós também somos considerados como vizinhos. Portanto, os direitos e obrigações são os mesmos, em relação à convivência e aos locais comuns a todos. Esses locais devem ser mantidos limpos, porque é parte do nosso lar e dos demais. Esta harmonia não divide mas soma, acabando por contribuir para uma boa e saudável vizinhança.

.

Sem comentários: