segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Outono - a nova estação e as suas curiosidades

.
O Outono começa hoje quando forem 16h44m em Portugal continental, acompanhado por condições meteorológicas características desta estação do ano, como aguaceiros e uma pequena descida da temperatura. O Outono vai prolongar-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17h 04m, em Portugal continental.

A chegada do Outono antecede a alteração da hora, que acontece no próximo dia 26 de Outubro, dando início à chamada Hora de Inverno. Nesse dia, quando forem 02:00 em Portugal continental, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos.

O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o «instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste», de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa. Equinócio é uma palavra de origem latina que significa «noite igual ao dia», dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração, precisa ainda a mesma fonte.

Curiosidades : porque é que as folhas ficam vermelhas ou amarelas ?

É importante que saibas que o Outono está associado à diminuição do número de horas de sol durante o dia. A principal causa da aparição da cor vermelha nas folhas de carvalho ou amarela noutras árvores, deve-se ao facto de os os pigmentos verdes - a clorofila - cessarem o seu trabalho e os pigmentos vermelhos, que estavam "escondidos" pelos pigmentos verdes, ocuparem o seu lugar. Por outras palavras, a clorofila desaparece e aparecem os tais pigmentos vermelhos ou amarelos. Muitas vezes aparecem todas as cores! Enquanto as folhas mudam de cor, a base (a cauda) das folhas seca, fazendo-as cair. O vento dá-lhes um empurrão.

O fenómeno da queda das folhas é um mecanismo de defesa para as árvores de folha caduca. Com a chegada dos grandes frios e da neve, o solo e a água que nele se encontra gelam e isso vai privar as nossas árvores, e, claro, também as folhas, do seu alimento. Para escapar a este período de falta de alimento, as árvores entra num estado de adormecimento até à Primavera.


Sem comentários: