quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Energias alternativas - a energia das ondas

.
Arrancou, esta terça-feira, dia 23 de Setembro, um dos projectos mais inovadores no que diz respeito a energias renováveis, com o lançamento da primeira fase do primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas, situado ao largo da Póvoa de Varzim. Portugal "está entre os cinco países do mundo" que estão mais avançados no que diz respeito às energias alternativas, e em relação às ondas "estamos à frente, é a bandeira portuguesa que está no primeiro projecto desta área".

Nesta fase, foram instaladas três máquinas de aproveitamento energético, com capacidade para produzirem 750 kilowatts (kw) cada uma, o que permitirá uma produção média anual de sete gigawatts por hora (Gwh).

As máquinas, instaladas a cerca de cinco quilómetros ao largo da Póvoa de Varzim, têm forma cilíndrica e medem cerca de 50 metros de comprimento, com um perímetro de 3,5 metros, dos quais apenas um fica acima do nível da água.

A energia produzida pelas ondas do alto mar, consideradas mais estáveis do que as ondas de rebentação, é depois encaminhada através de um cabo submarino para uma subestação de ligação à rede eléctrica.

Quando foram apresentados publicamente, em Maio de 2006, as estruturas Pelamis (nome por que são conhecidos os geradores) prometiam ser apenas o início de um cluster de energia das ondas, que poderia tornar Portugal no principal abastecedor de um mercado que se estimava, então, que valesse 325 mil milhões de euros, quase duas vezes o actual PIB nacional.

A energia das ondas é cara mas, em termos estratégicos, deverá fazer parte do mix de energias renováveis que permitirá ao País atingir o nível de substituição de combustíveis fósseis a que se propôs

Para veres o video da inauguração deste projecto, clica aqui !
.

Sem comentários: