.O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do século XX, cujo tema foi " Os Oceanos, um Património para o futuro ". É um espaço de lazer que pretende transmitir o conhecimento sobre a vida marinha e sensibilizar o público para a importância da conservação dos oceanos.
No seu interior, mais de 7 milhões de litros de água salgada demonstram que afinal, na Terra existe apenas um grande Oceano, aberto e livre, por onde circulam milhares de espécies de organismos.
No Oceanário poderás encontrar 8.000 animais e plantas de mais de 500 diferentes espécies ao longo dos cinco habitats representados: o Oceano Global num aquário central com cerca de 5 milhões de litros de água, a costa rochosa do Atlântico Norte, a orla costaeira do Antártico, as florestas de kelp do Pacífico temperado e os recifes de coral do Índico Tropical.
Existem ainda cerca de 25 aquários temáticos com características particulares de cada um dos habitats.
No aquário central podes ver, junto à superfície, tubarões, barracudas, manta, peixe lua e cardumes. Junto ao fundo, garoupas gigantes, raias e mais tubarões.
Quanto aos habitats, que estão situados no piso 2, no Atlântico Norte podes encontrar papagaios-do-mar, tordas-mergulheiras e araus-comuns; no Antártico, pinguins-de-Magalhães, pinguins-saltador-de-rocha e andorinhas-do-mar-inca; no Pacífico Temperado a atracção são as lontras-marinhas e no Índico Tropical, temos os recifes de coral, peixes e aves tropicais e floresta exótica.
Nos aquários temáticos, que se encontram no piso 1, podes encontrar bacalhaus, chernes, douradas, Dragões-marinhos, polvo-gigante-do-Pacífico, Enguias-lobo, peixes-palhaço, moreias entre outros.
.