quarta-feira, 9 de julho de 2008

Intercâmbio Alemanha - a entrevista aos participantes

.
Os participantes da Mediateca e Salas de Estudo nesta experiência de intercâmbio, elaboraram esta pequena entrevista dando a conhecer um pouco daquilo que foi as suas experiências e como cada um viveu este grande desafio.

Para cada um esta era a primeira vez fora do país e tinham pela frente a enorme tarefa de se expressar em inglês com outros participantes. Claro que não é através desta entrevista que os nossos leitores irão perceber a amplitude duma experiência como esta, contudo, aqui fica um cheirinho.



P: O que esperavam deste intercâmbio?

Ana: Com esta experiência de intercâmbio, pude conhecer a cultura de outros países, visto que só conhecia a minha e tentar perceber se era ou não difícil comunicar noutra língua que não fosse a língua materna.

Joana: Eu esperava fazer novas amizades e enriquecer o meu vocabulário a nível de línguas estrangeiras. Conhecer um pouco a cultura dos outros participantes e tirar bom proveito desta maravilhosa experiência.

João: Eu também esperava com esta experiência era arranjar novas amizades e poder expressar-me numa língua estrangeira.

P: O que achaste deste intercâmbio internacional ?

Ana: Achei que foi uma experiência muito enriquecedora. Para mim abriu-me muito horizontes.

Joana: Foi uma experiência agradável pois, foi muito atractiva e as pessoas eram todas muito simpáticas e brincalhonas.

João: Achei interessante conhecer novas pessoas e conviver com elas. Acho que foi uma experiência super enriquecedora e desafiante.


P: Quais as maiores diferenças que encontraste entre a Alemanha e Portugal?

Ana: As principais diferençam que mais se destacaram para mim, foi facto de na Alemanha existirem muitos espaços verdes e em Portugal quase nenhuns. É tudo muito organizado.

Joana: A principal diferença que eu notei entre Portugal e Alemanha foi que lá existiam muitos espaços verdes e cá existem pouquíssimos.
Outra diferença foi o facto de que lá as pessoas utilizarem as bicicletas e os trans (Eléctricos) como principal meio de transporte.

João: Acho que a maior diferença foi o facto de em Portugal não haver tantos espaços verdes como na Alemanha.

P: Qual o primeira impressão que tiveram sobre os participantes dos outros países?

Ana: O primeiro impacto foi mau. Porque não gostei das pessoas dos outros países, mas com o tempo conhecemo-nos melhor e demo-nos todos muito bem. Acho que o desconhecido nos assusta.

Joana: De inicio tive uma má impressão, pois achava que as pessoas concentravam em mim toda a sua atenção, devido a ser de outro país. Por um lado é simpático os outros repararem em nós, mas por outro, principalmente de início, é um pouco embaraçoso.

João: Ao princípio fiquei com um pouco de receio em comunicar com eles, porque eles não pareciam querer comunicar connosco mas depois foi fácil conviver com eles. Facilmente se ultrapassaram as primeiras impressões e depois era sempre a andar. Elas tinham tantas dificuldades como nós.


P: Ficaste com uma boa impressão das pessoas dos outros países?


Ana: No início não, mas com o passar do tempo fomos convivendo mais uns com os outros e por isso logo ganhei uma boa impressão e confiança com eles. Não podemos ficar pelas primeiras impressões, senão dificilmente conhecíamos alguém.

Joana: No início não, mas depois com alguma convivência fui conhecendo cada um melhor e achei que eles eram pessoas muito simpáticas, queridas e divertidas. Acho que é necessário ultrapassar os primeiros momentos e impressões.

João: Sim fiquei, acho que fiz lá grandes amizades com as pessoas dos outros países.

P: Quais os teus receios?

Ana: O maior receio que tive foi não conseguir comunicar com as outras pessoas devido à diferença de língua. São nestas situações que nós nos apercebemos da importância de estudar o Inglês. Pensamos que nunca vamos precisar.

Joana: O meu receio foi não conseguir comunicar ou lidar com eles.

João: O meu maior receio foi não conseguir comunicar com eles mas afinal é mais fácil do que se supõe..

P: O que mais gostaste?

Ana: O que mais gostei foi conhecer um país diferente do meu e conhecer novas pessoas de outros países.

Joana: O que mais gostei foi fazer o meu Workshop (Fanzine), e também ter conhecido a Alemanha pois têm uma cultura diferente da nossa.

João: O que mais gostei foi o facto de conviver com pessoas de outros países e conhecer um país diferente do meu.

P: O que menos gostaste?


Ana: O que menos gostei foi da comida, pois tinha que andar a comer coisas diferentes todos os dias.

Joana: O que menos gostei foi do mau tempo. Faltava o sol …

João: O que menos gostei foi da gastronomia do país, porque não estava habituado a comer aquele tipo de coisas …

P: Voltavas a fazer novamente uma experiência como esta ?

Ana : Sim porque gostei muito de conhecer um país diferente do meu, com uma cultura muito rica. Foi uma experiência muito desafiante, puxou muito por mim ...

Joana : Sim, porque foi muito agradável. Fiz novas amizades e não hesitaria.

João : Sim, claro que voltava a repetir, mas da próxima quero levar uma cozinheira portuguesa. As saudades da minha maezinha ... mãe volta, estás perdoada!!!

Para terminar gostávamos de agradecer à monitora que nos acompanhou e às Instituições que nos proporcionaram esta experiência de intercâmbio internacional, ao ISU e ao Centro Social da Musgueira.
.

2 comentários:

Ana B. disse...

Parabéns Ana, Joana e João! não é qualquer um que deixa o seu cantinho e se dispõe a passar uma semana num país desconhecido com pessoas desconhecidas e falar uma língua que não domina. Eu também fiz coisas destas em tempos... e lembro-me que aprendi mais numa semana com uma experiência deste género do que num ano. Ganhamos maturidade, expediente, estaleca... e sobretudo um olhar novo sobre as coisas, uma perspectiva diferente.

Pelo que contam... valeu muito a pena! Aproveitem agora a experiência adequando-a ao vosso dia-a-dia, à vossa vida. Tenho a certeza que o intercâmbio vos marcou e vos abriu novas perspectivas.

Anónimo disse...

Meus queridos, muito obrigada pela vossa presença nesta experiência fantástica que se revelou muito positiva para todos nós!
Vamos repetir e alargar a mais jovens, o que acham?
Um beijinho,
Ana Garcia