quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

" AVATAR " - Trailer, Sinopse e Curiosidades ...

.

.
Sinopse: ‘AVATAR’ conduz-nos por um mundo espetacular para além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização.
No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na’vi, com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Lola Herrera, Joel David Moore, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Wes Studi, CCH Pounder, Laz Alonso, Dileep Rao, Matt Gerald, Sean Anthony Moran, Scott Lawrence.
Realização: James Cameron
Género: Ação
Duração: 161 min.
Distribuidora: Fox Film
Estreia : 18 de Dezembro de 2009
Curiosidades : Avatar – A nova produção do diretor de ‘TITANIC‘, James Cameron custou cerca de uns absurdos US$ 500 milhões, entre orçamento da longa metragem e as ações de marketing. O valor é, de longe, o mais alto do cinema hollywoodiano. Vale lembrar que ‘TITANIC’, último filme de Cameron, ainda tem o recorde de maior bilheteria mundial com US$ 1,9 bilhões.
Este filme tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica.
.

Ida ao Cinema - AVATAR

.

.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O que a criatividade pode fazer ...

.


Aqui fica os passos do filme ...
.
- ninguém usa as escadas
- realiza-se uma intervenção nas escadas de modo a torná-las atractivas
- veja o resultado e diga-nos o que lhe parece esta iniciativa ...


Bom Video !!!
.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Concurso de Árvores de Natal

.
A associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha organizou um concurso de Árvores de Natal, no intuito da dinamização das associações do Alto do Lumiar e ainda para apelar à criatividade e originalidade dos participantes.

A Mediateca participou no concurso, levando muito a peito a questão da originalidade...

Fica aqui um pormenor da nossa criatividade fervilhante, e um texto com algumas ideias que acompanharam a realização da nossa "Árvore de Natal".

"Natal... nascimento, festa, esperança, projectos, amor, afecto, união, família...

Longe dos tempos dos Reis Magos, longe dos tempos das oferendas simbólicas (ouro, incenso e mirra), o planeta é inundado de prendas, muitas delas objectos inúteis e poluentes. Todos desejam chegar a todos... ma-te-ri-al-men-te, e por isso há um excesso de consumo.

Há, todos os natais, uma saturação de embrulhos, embalagens, fitas, laçarotes, borracha, jogos electrónicos, brinquedos com pilhas e outros materiais tóxicos e poluentes, plástico, esferovite, etc., etc., etc.

Ainda que possamos, criativamente reutilizar e recuperar alguns materiais, os recursos do planeta não são inesgotáveis. Por isso, este Natal vai ser diferente:

Vou brincar, criar e dar mais...

Mais sorrisos, mais atenção, mais carinho, mais histórias, mais festas, mais amor e no que depender de mim dar mais, muitos mais, bons momentos!"

Boas Festas !
.

5 Dicas para reduzir o desperdício, este Natal:

.
1. Faz as tuas prendas, reutilizando materiais usados;

2. Oferece coisas tuas, que poderão ter mais a ver com alguém que conheças;

3. Embrulha os presentes em papel de jornal, ou outro, reutilizando-o, utilizando para as fitas, ráfia ou sisal. Deste modo fazes criativamente, os teus próprios embrulhos únicos, giros e originais;

4. Oferece prendas, feitas com materiais "mais amigos do ambiente"(evitando o plástico, as pilhas, esferovite, ou outros materiais nocivos para a natureza);

5. Usa a imaginação e o coração, é mais económico, ecológico e divertido!


Bom trabalho e boas festas!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Fado da Musgueira - a crónica na TSF

.
Na crónica diária do humorista Bruno Nogueira, na TSF, eis se não quando, surge um fado bem conhecido de todos nós e que aqui fica para matar saudades e para recordarmos ...

O Interprete é o Artur Gonçalves , quem não se lembra ... e relativo à música nada é dito .

Clica aqui para ouvir !!! Depois de abrir a página, clica no play ... boa música !!!

PS - Camafeu : mulher ou homem muito feios.

.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Actividade - Aulas de Guitarra

.

Aqui estão as aulas de Guitarra ... não percas a oportunidade para aprenderes este maravilhoso instrumento ... Para te inscreveres, basta colocares os teu nome aqui no Blog, nos comentários. Só há 8 vagas ... não percas a oportunidade !!!

É necessário ter guitarra para poder participar . Para qualquer escarecimento, fala com o Rui Pessoa ou com o Constante ...

Bons acordes !!!

.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vem aprender a jogar Snooker - Inscrições Abertas!

.
Pois é, este ano tens novamente a oportunidade de apurar os teus conhecimentos de Snooker, e aprender alguns truques e estratégias com o nosso grande mestre de Snooker e Responsável da Mediateca, Diogo Domingues.

As inscriçoes estão abertas e as vagas são limitadas, aproveita!


.

Nova Actividade: Ping Pong - Inscreve-te!!!

.
Queres aprender a jogar ping pong, ou queres praticar com alguém mais experiente, então tens aqui uma boa oportunidade de desenvolver as tuas competências.

Inscreve-te o quanto antes, pois as vagas são limitadas e começa já hoje!



.

Jornal n.º 68 - Nov.09

.

.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Entrevista do mês - Ana Barata

.
Ana: Olá Ana, desde já muito obrigada por aceitar o nosso convite e desta forma dar-nos a conhecer um pouco mais desta grande Instituição que é o Centro Social da Musgueira. Para começar pode dizer-nos como e quando surgiu o Centro Social da Musgueira?

Ana Barata: Ui… Grande história essa, o Centro tem 46 anos(…) e surgiu muito por uma vontade de assistir às pessoas que começaram por aparecer aqui, neste grande território que era o Bairro da Musgueira Norte. Como é que surge o Bairro? Surge em 1961 com pessoas que são realojadas de outros sítios, normalmente de catástrofes naturais, (…) e foi também aquando da construção da Ponte 25 de Abril. Quando os americanos começaram a fazer a obra da ponte 25 de Abril tiveram que tirar do sitio dos pilares da ponte as pessoas que moravam ali. E, portanto, a Câmara Municipal de Lisboa pegou nessas pessoas e, provisoriamente punha-as aqui (…) com a promessa que teriam uma casa logo a seguir. Portanto, o que era para ser uma situação provisória acabou por durar 40 anos e, só entre 98 e 2001 é que o Bairro da Musgueira Norte é demolido e as pessoas começaram a ter uma casa condigna nestes prédios de realojamento aqui á volta e, portanto é a situação actual que temos.
Ana: Que objectivos tinha o Centro inicialmente e que objectivos tem actualmente?

Ana Barata: Basicamente o objectivo principal mantém-se, é o mesmo. O Bairro (…) começa em 1961 com condições muito precárias, as pessoas começaram a fazer as suas próprias casas (…) Cada um foi fazendo a sua casa que deu origem a um grande Bairro, só que as condições eram muito precárias, eram muito más, não havia saneamento básico, não havia electricidade, não havia água, esgotos e, portanto havia uma necessidade de apoiar esta população que estava aqui a viver numa situação sub-humana. O Padre Rocha e Melo que é o nosso fundador, (…) que já faleceu (…) apercebeu-se da existência de todos estes problemas (…) e conseguiu a ajuda de estudantes de S. João de Brito, de voluntários (…) eram um grupo de jovens cheios de vontade de ajudar. E ajudaram a fazer aquilo que seria o Centro Social da Musgueira. Desde ajuda na construção de casas, a ter reuniões com a Câmara, com o Ministério da Educação para ter organismos aqui no Bairro, portanto, para que escolas viessem para aqui, para que o Centro de Saúde viesse para aqui, para que o saneamento básico passasse a existir no Bairro (…) Depois começaram a ocupar-se juntamente com os mesmos voluntários de tudo o que era importante para a população (…) e começaram, então, as primeiras actividades do Centro. As salas de Estudo é a nossa valência mais antiga, tem os 46 anos que tem o centro embora os moldes das S.E. tenham mudado ao longo dos tempos. Portanto, no inicio era muito um sitio onde os jovens e as crianças podiam vir estudar. (…) Neste momento o apoio é muito mais individualizado e especializado (…) Mas o grande objectivo do centro continua a ser o mesmo que era no inicio, que era apoiar o desenvolvimento da população, seja ele a que nível for, capacitar, dar oportunidades e apostar sempre no desenvolvimento das pessoas. Das pessoas como o seu centro e apostar no seu desenvolvimento e na sua capacitação e é o que se mantém até hoje.
Ana: Quais são os maiores desafios com que o centro se vê normalmente confrontado no seu dia-a-dia?

Ana Barata: Pois, os desafios é conseguir fazer a obra que tem que acaba por ser muito grande e chegar a muita gente, com as dificuldades financeiras que temos. O Centro é uma IPSS, portanto o que acabou por ser uma acção de voluntariado do Padre Rocha e Melo com os voluntários (…) transformou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Fizeram-se estatutos, portanto, basicamente ganhou personalidade jurídica e tem uma forma, passou a ser uma entidade. Mas tem recursos financeiros muito pequenos. As contribuições dos utentes que temos, que são cerca de 500 diariamente, são baixas (…) portanto isso reflecte-se no dia-a-dia do Centro.
Há dificuldades financeiras e portanto temos que conseguir esses recursos financeiros para poder continuar a fazer o nosso trabalho (…) temos projectos de financiamento mas contamos sobretudo com a ajuda de muitos benfeitores, de muitas pessoas Que conhecem o nosso trabalho e que acreditam nele
(…) e é com esse donativos e com esses benfeitores que conseguimos sobreviver todos os anos.


Ana: Pode falar-nos um pouco da experiência de dirigir uma Instituição como o C.S.M.?

Ana Barata: É um desafio enorme mas muito bom, somos muitos (…) e sinto sempre que é um trabalho de muita gente, somos cerca de 50 funcionários cada um nas suas áreas. O centro tem uma área de intervenção muito diversificada, temos: Jardim de Infância, ATL, Mediateca, Salas de Estudo, Centro de Dia e Apoio Domiciliário (…) Temos uma equipa esforçadíssima (…) temos um sentimento de causa muito grande, sabemos que temos que honrar uma história para trás (…) É muito bom trabalhar assim. Há dificuldades, também, não só as dificuldades financeiras (…) temos umas instalações que são as últimas da Musgueira Norte, o Bairro foi todo realojado e nós fomos ficando para trás (…) também percebo que haja dificuldades em realojar uma instituição como a nossa que é grande, esperemos e pelo menos temos essa esperança e há projectos e há a garantia da Câmara que vamos ter instalações onde vamos poder continuar a desenvolver o nosso trabalho (…)

Ana: Ao longo do seu percurso houve muitos desafios a que teve de dar resposta, houve algum que a marcou a nível profissional e também pessoal?

Ana Barata: Não destacaria nenhum em especial, acho que todos os dias temos desafios desde os mais pequeninos aos maiores, às grandes causas, são todos eles igualmente importantes, às vezes aquilo que nos parece pequeno faz toda a diferença na vida de uma pessoa (…) o acompanhamento que se faz a determinado jovem em determinado momento da vida pode de facto ser ali um ponto de viragem na vida dele e nunca saberemos as consequências que isso tem. Pessoas que poderiam ter seguido um percurso e que passaram a ter outro e que lhes trouxe vantagens(…)Portanto, eu não destacaria nada em concreto, acho que houve momentos históricos que foram importantes. O último e o mais recente foi o realojamento do Bairro, e isso é uma coisa pela qual o Centro também lutou e teve sempre essa esperança que pudessem ter uma dignidade na habitação (…) são as primeiras necessidades a serem satisfeitas. Todas as outras também estamos cá para isso (…) as pessoas têm saudades do Bairro porque têm lá a sua história, as suas raízes (…) Neste momento é olhar para a frente (…).

Ana: Que importância tem o Centro para a população que abrange?

Ana Barata: (…) Eu acho que a população em geral sente o Centro como um companheiro de caminhada. Acho que sabem que podem contar com o Centro, que sabem para que existe o Centro. O Centro é uma pessoa que está ao lado das pessoas e que está lá para satisfazer as necessidades das pessoas ao longo dos anos, ao longo da sua vida. (…) Acho que somos vistos como companheiros de caminhada, que podem contar connosco.

Ana: De entre os muitos projectos que tem para o Centro há algum especial que gostaria de ver concretizado no imediato?

Ana Barata: (…) o que eu gostaria de ver concretizado em primeiro lugar eram as novas instalações (…) até porque já investi imensos esforços nesse assunto e gostaria de ver as novas instalações do Centro. (…) Tendo as novas Instalações há uma série de projectos e de coisas que eu gostava de ver concretizadas. Em primeiro lugar a formação profissional para os jovens, o poder proporcionar novas actividades para além daquelas que já temos, que são imensas (…) poder acrescentar , na qualificação em dar oportunidades de formação profissional, tudo isto são etapas que são importantes (…) para o desenvolvimento das pessoas. Se elas poderem ter certificação profissional, abre-lhes novos horizontes, novas possibilidades na vida e tudo isso são projectos do Centro (…) e eu tenho esperança de ver isso acontecer.

.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cantinho das Dúvidas (Resposta)

.

Será que a informação transmitida pelos media é suficiente para evitar a gravidez na adolescência?;

Infelizmente a informação que recebemos através dos média não é suficiente. Muitas vezes o que acontece é que a informação além de insuficiente é mal interpretada pelos jovens.
.
O melhor a fazeres quando tens alguma dúvida é procurares um adulto que te possa responder e esclarecer as tuas dúvidas. Por exemplo se tiveres vergonha de falar com a tua mãe ou pai, o que muitas vezes acontece e se não tiveres nenhum adulto a quem recorrer para te orientar, o melhor a fazeres é dirigires-te ao teu Centro de Saúde e marcares uma consulta de Planeamento Familiar que é um serviço que todos os Centros de Saúde têm ao dispor dos seus utentes, e lá vão ajudar-te a encontrar não só a esclarecer as tuas dúvidas como o método contraceptivo mais indicado para ti.
.
Os métodos contraceptivos fornecidos nas consultas de planeamento familiar são gratuitos.
Portanto, se és jovem e queres iniciar a tua vida sexual informa-te e previne-te correctamente indo a uma consulta de Planeamento Familiar.
.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cantinho das dúvidas

.

Como nós sabemos que ser jovem é viver num dos períodos mais intensos do ciclo da vida. É nesta altura que nos começamos a desvincular da família para dar lugar a novas vinculações, com o grupo e, nomeadamente com o outro. Floresce o interesse sexual pelo o outro, a busca de aventuras e de relações amorosas… mas não só, ser jovem é também ser curioso, é experimentar o limite das coisas, é arriscar quase para existir, é lutar para ser autónomo, para ser livre…
.
É sobre esta imensidão de coisas que acontecem nesta altura e que muitas vezes não sabemos o que fazer, que vamos falar e clarificar nesta nova coluna do jornal: “O Cantinho das Dúvidas” na qual tu podes tirar todas as tuas dúvidas. Irá funcionar da seguinte forma: será criado um Post no Blog da Mediateca, no qual poderás pôr as tuas dúvidas mantendo o anonimato; ou então, poderás deixar um bilhete na Caixa de Sugestões que se encontra na mesa em frente à Audioteca.
Aqui deixamos-te alguns exemplos de dúvidas para as quais os jovens muitas vezes não têm resposta:

O ciúme afinal o que é? Uma doença? Uma obsessão? Ou nenhuma das duas?;
O que são os métodos contraceptivos?;
Será que a informação transmitida pelos media é suficiente para evitar a gravidez na adolescência?;

O que leva um jovem a experimentar drogas?
.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TEATRO - nova actividade

.
.

Cantinho das DÚVIDAS - deixa aqui as tuas curiosidades

.


O que é o Cantinho das Dúvidas ?

Caros leitores, o nosso Jornal tem uma "nova" rúbrica : " O Cantinho das Dúvidas " . Este espaço pretende ser um elo de ligação entre ti e este Jornal que é de todos. Faz-nos questões, pergunta, questiona, interpela, demanada, tudo é passível de ser questionado. Não te acanhes ...

Como posso deixar as minhas dúvidas ?

Em cada post, existe uma ferramena que são os comentários. Deixa um comentário e colaca lá o que gostarias de ver esclarecido pela nossa equipa ... escola, música, sexualidade, toxicodependência, politica, namoros, intrigas e muito mais ...

Quem pode participar ?

Todos e todas as interesadas.

É necessário deixar o nome ?

Não, não é necessário deixar identificação. Se desejares, podes criar um Nick name ...

Onde posso consultar as respostas ?

Aqui mesmo no Blog da Mediateca. Cada mês a equipa do Jornal deixará aqui um Post com as perguntas colocadas e as respectivas respostas ...

Contamos contigo ...

.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ida ao TEATRO ...

.


Organização e Apoio :




.

SINOPSE - Querida professora Helena Serguéiévna

.
SINOPSE:

Com um grande ramo de flores, um serviço de cristal e enormes sorrisos, quatro alunos finalistas batem á porta de Helena Serguéiévna, uma das suas professoras. Vêm, desejar-lhe um feliz aniversário a esta mulher que vive sozinha.
Emudecida com tanta gentileza, a professora Helena pede-lhes que fiquem partilhando o que resta no frigorífico. Estes amáveis intrusos só a foram visitar para lhe tirar a chave do cofre onde estão guardados os exames que eles pretendem trocar pelos que trazem consigo.
Uma chantagem de incrível violência abate-se sobre a professora.
Ficha Técnica:

De : Ludmilla Razoumovskaia
Versão Cénica e Encenação : João MotaInterpretação: Hugo Franco, Marco Paiva, Maria Ana Filipe, Rui Neto e Tânia Alves
Tradução : Luis VascoFigurinos: Carlos Paulo
Assistente de Encenação : Miguel Sermão e Marta Pessoa
Técnico Luz/Som : Renato Godinho
Equipa Técnica : Mário Correia, Renato Godinho, Fábio Miquelini, Tasso Adamopoulos e Sílvia Silva
Cartaz : r2com.pt
Assistência Geral : Alexandre Lopes, Cremilde Paulo, Madalena Rocha, Leonor Gama, Assunção Dias e Eduardina Sousa
Gabinete de Produção : Rosário Silva e Carlos Bernardo
Assistente de Produção : Jorge Cabral
Classificação etária : Recomendamos para maiores de 16 anos
Horário : de Quarta a Sábado às 21h30m / Domingos às 16h
Duração : 1H25 minutos sem intervalo

.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jornal n.º 67 - Out.2009

.


Aqui está mais um número do nosso Jornal e agora com um novo nome. Depois de um longo período de consulta, chegámos a um novo nome : On/Off Jovem.
.
Queremos estar ligados ou desligados ( On/Off ) do que se passa aqui na Mediateca, Salas de Estudo e no nosso Bairro. Agradecemos a activa contribuição de todos pois este projectos a todos diz respeito e de todos depende ...
.
Aqui fica o novo número do Jornal relativo a Outubro ... BOAS LEITURAS !!!
PS - para leres o Jornal noutro formato clica AQUI !!!
.