terça-feira, 5 de maio de 2009

Visita à Sinagoga de Lisboa e ao Bairro Alto ...

.
No dia 6 de Abril, a Mediateca com o apoio da Gebalis, levou alguns jovens a visitar a Sinagoga de Lisboa. Aqui fica um pequeno resumo daquilo que aprendemos.
.
A Sinagoga Shaaré Tikva (“Portas da Esperanças”, em hebraico). É a principal Sinagoga da comunidade judaica em Portugal, localizada em Lisboa.
.
Possui uma planta rectangular simétrica e orientada segundo o eixo de Jerusalém (E/O). Foi a primeira Sinagoga a ser construída de raiz em Portugal após a ordem de expulsão dos Judeus de 1496, decretada pelo rei D. Manuel.
.
A Sinagoga foi inaugurada a 18 de Maio de 1904. N a época a lei estabelecia que os templos não católicos não poderiam ter a sua fachada para a rua, pelo que a Sinagoga foi construída num pátio amuralhado.
.
Em 2004 a Sinagoga comemorou o seu centenário altura em que foram realizadas algumas reformas. O muro que escondia a Sinagoga da rua foi derrubado, tendo também sido reformulado a cor interior e a iluminação.
.
Ainda ficamos a saber que neste período da Páscoa ( Seder do Pessach) o pão que se come não tem fermento (pão ázimo). Durante esses oito dias, não devem comer nada que tenha fermento.
.
Também faz parte comer ovo cozido (símbolo da vida eterna), puré de mçã ou tâmaras(representa a amargura dos escravo). Bem, foi mais ou menos isto que pudemos aprender na visita à Sinagoga de Lisboa.
.
PS - para veres as fotos todas do passeio, clica aqui !
.

Sem comentários: