sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do Trabalhador - História e tradição

.
Corria o dia 1 de Maio de 1886 quando um grupo de trabalhadores de Chicago organizou uma manifestação reivindicando a redução dos horários de trabalho para oito horas.
.
A manifestação acabou por dar origem a uma greve geral e, dois dias mais tarde trabalhadores e polícia envolveram-se em batalhas campais, terminando com a morte de alguns manifestantes.
.
No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada para protestar contra os acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba contra a polícia.
.
Morreram sete agentes. Abriu-se então fogo sobre a multidão, resultando na morte de doze pessoas e dezenas de feridos. Estes dias ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
.
A 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França também corre mal, pois a multidão é dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes.
.
Este acontecimento reforçou a ideia do dia de luta dos trabalhadores. Alguns meses mais tarde, a Internacional Socialista de Bruxelas proclama o primeiro de Maio como o dia internacional de reivindicação de condições laborais.
.
O primeiro país a instituir o dia como feriado foi a França, a 23 de Abril de 1919, depois de ratificar as oito horas de trabalho diárias. Em Portugal, só em 1974, no seguimento da euforia de Abril, se começou a comemorar o primeiro de Maio.
.

Sem comentários: