sábado, 8 de novembro de 2008

S. Martinho: Breve história

.
Diz a lenda que Martinho, que nasceu na Hungria em 316, era filho de um soldado romano motivo pelo qual também ele se tornou soldado. Aos 15 anos vai para Pavia, em Itália indo depois para França ao serviço do Imperador. Um certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrivel tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.

Martinho não tinha nada para lhe dar, então sem hesitar, pegou na sua espada e cortou a sua capa ao meio, dando uma das metades ao pobre homem para que este se protegesse do frio. de imediato a chuva parou e inexplicavelmente o sol começou a brilhar, ficando um tempo de Verão.

Daí esperamos, todos os anos, o Verão de S. Martinho.

Mais tarde Martinho terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar a sua vida à relegião cristã tornando-se Bispo de Tours.

E em sua homenagem, comemoramos o dia 11 de Novembro com as primeiras castanhas do ano acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vamos fazer juz às boas tradições!

Anónimo disse...

bela história