quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

É hoje o Dia Mundial do Livro!

Comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, William Shakespeare e Miguel Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).

“Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão”, é manter viva a chama que nos alenta o coração e nos aquece a alma, é dar continuidade à demanda de emoções que o livro transmite e o Homem sente.

Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, devem fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias. As palavras, as páginas, os livros, contêm em si, cada um, mensagens e sentimentos tão fortes e vivos como a mais pura das crianças.

Cada livro é um profeta que nos narra histórias e nos ensina.

Ler é o maior pilar na construção duma personalidade, por isso lê!


2 comentários:

Inês Lobão disse...

Bonita homenagem ao mais versátil dos objectos, aquele que se transforma em em paisagem, dragão, sonho, amor, ódio, suspense, dor, cor, vida, infinito...
obrigada

Anónimo disse...

eu também gosto muito de ler ... passsa-se bem o tempo