Manifestações:
- Abandono da escola antes do fim do ensino obrigatório;
- Reprovações sucessivas, que dão lugar a grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno
- Passagem dos alunos para tipos de ensino menos exigentes, que conduzem a aprendizagens profissionais imediatas.
Causas:
Alunos
- Atrasos do desenvolvimento cognitivo. As escalas psicométricas de inteligência são um bom indicador para identificar estas causas individuais de insucesso escolar. O problema é que a grande maioria dos alunos que falham nos resultados escolares têm um desenvolvimento normal.
- A instabilidade característica da adolescência consta entre as muitas causas individuais do insucesso. Ela conduz muitas vezes o aluno a rejeitar a escola, a desinvestir no estudo das matérias, e frequentemente à indisciplina.
Famílias
- Pais autoritários, conflitos familiares, divórcios litigiosos fazem parte de um extenso rol de causas que podem levar a que o aluno se sinta rejeitado, e comece a desinteressar-se pelo seu percurso escolar, adoptando um comportamento indisciplinado.
A origem social dos alunos tem sido a causa mais usada para justificar os piores resultados, sobretudo quando são obtidos por alunos originários de famílias de baixos recursos económicos, onde aliás se encontra a maior percentagem de insucessos escolares.
Professores
- Métodos de ensino e recursos didácticos inadequados às características da turma ou de cada aluno.
- A gestão da disciplina na sala de aula é outro factor que condiciona bastante o rendimento escolar dos alunos.
- Os professores no início do ano criam expectativas positivas ou negativas sobre os alunos que acabam por influenciar o seu desempenho escolar.
- A avaliação é subjectiva e varia em função de uma multiplicidade de factores. O contexto escolar, os métodos de avaliação, as disciplinas, os professores, os critérios utilizados, o modo como estes são interpretados, etc.
Escolas
- O estilo de liderança do director, presidente do consel
ho executivo, etc.
- Expectativas baixas dos professores e dos alunos em relação à escola.
- Clima de irresponsabilidade e de falta de trabalho.
- A deficiente orientação vocacional que muitos alunos revelam no ensino pós-obrigatório é agravada pela ausência nas escolas de serviços de informação e orientação adequados.
- O elevado número de alunos por escola e turma tende igualmente, não apenas a provocar o aumento dos conflitos, mas sobretudo a diminuir o rendimento individual.
- A organização de turmas demasiado heterogénea
s não apenas dificulta a gestão da aula pelo professor, mas também a sua coesão do grupo, traduzindo-se no incremento de conflitos internos.
6 comentários:
eu também não !!!
Para começar, convém só dizer que eu nunca desisto, mas nunca mesmo, ainda por cima de uma coisa tão importante como é a escola.
Parabéns ao jornal por mais um esclarecimento tão rico...
Beijinhos.
O Jornal agradece os vossos comentários!!
Caso queiram saber mais sobre algum tema em particular, podem deixar aqui as vossas sugestões ou enviem um e-mail para:
jornal.mediateca@gmail.com que posteriormente nós iremos desenvolver o mesmo.
Obrigada
On/Off Jovem
Parabéns pelo tema escolhido e parabéns por estar tão bem redigido.
Penso que a mensagem mais importante é não desistir... quando terminamos os estudos, temos uma ferramenta nas mãos que nos serve para o resto da vida.
Boa sorte e nada de deixar a Escola!!!
Monitora Joana
Por mais vezes que nos reprovemos de ano , nunca e caso para desistir , pois sem a escola não somos nada hoje em dia.
Sem a escola não conseguimos arranjar um bom emprego, ter um bom salário , ser na area que queremos, e principalmente ter um bom futuro e se tivermos uns bons estudos o nosso futuro e bem melhor.
Muitos parabens por mais um belo tema,que tanto nos afecta e dá que falar...
Não desistir é o lema...
Beijinhos
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