sábado, 12 de março de 2011

Tema Semanal - Absentismo Escolar

.
O insucesso escolar caracteriza-se pela incapacidade de uma criança corresponder aos objectivos da escola em termos escolares. É a partir dos anos sessenta que encontramos as suas primeiras manifestações, quando se começou a exigir que as escolas, por razões económicas e de igualdade, encontrassem formas de garantir o sucesso escolar de todos os seus alunos. O que era atribuído até então ao foro individual, tornou-se subitamente um problema de cariz social. A preguiça, a falta de capacidade ou interesse deixaram de ser aceites como explicação para o abandono escolar de crianças e jovens. A culpa do seu insucesso escolar passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O sistema não criava factores que motivassem e encaminhassem os alunos para o êxito escolar.

Manifestações:

- Abandono da escola antes do fim do ensino obrigatório;

- Reprovações sucessivas, que dão lugar a grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno

o nível escolar;

- Passagem dos alunos para tipos de ensino menos exigentes, que conduzem a aprendizagens profissionais imediatas.

Causas:
Alunos

- Atrasos do desenvolvimento cognitivo. As escalas psicométricas de inteligência são um bom indicador para identificar estas causas individuais de insucesso escolar. O problema é que a grande maioria dos alunos que falham nos resultados escolares têm um desenvolvimento normal.

- A instabilidade característica da adolescência consta entre as muitas causas individuais do insucesso. Ela conduz muitas vezes o aluno a rejeitar a escola, a desinvestir no estudo das matérias, e frequentemente à indisciplina.

Famílias

- Pais autoritários, conflitos familiares, divórcios litigiosos fazem parte de um extenso rol de causas que podem levar a que o aluno se sinta rejeitado, e comece a desinteressar-se pelo seu percurso escolar, adoptando um comportamento indisciplinado.
A origem social dos alunos tem sido a causa mais usada para justificar os piores resultados, sobretudo quando são obtidos por alunos originários de famílias de baixos recursos eco
nómicos, onde aliás se encontra a maior percentagem de insucessos escolares.

Professores

- Métodos de ensino e recursos didácticos inadequados às características da turma ou de cada aluno.

- A gestão da disciplina na sala de aula é outro factor que condiciona bastante o rendimento escolar dos alunos.

- Os professores no início do ano criam expectativas positivas ou negativas sobre os alunos que acabam por influenciar o seu desempenho escolar.

- A avaliação é subjectiva e varia em função de uma multiplicidade de factores. O contexto escolar, os métodos de avaliação, as disciplinas, os professores, os critérios utilizados, o modo como estes são interpretados, etc.

Escolas

- O estilo de liderança do director, presidente do consel

ho executivo, etc.

- Expectativas baixas dos professores e dos alunos em relação à escola.

- Clima de irresponsabilidade e de falta de trabalho.

- A deficiente orientação vocacional que muitos alunos revelam no ensino pós-obrigatório é agravada pela ausência nas escolas de serviços de informação e orientação adequados.

- O elevado número de alunos por escola e turma tende igualmente, não apenas a provocar o aumento dos conflitos, mas sobretudo a diminuir o rendimento individual.

- A organização de turmas demasiado heterogénea

s não apenas dificulta a gestão da aula pelo professor, mas também a sua coesão do grupo, traduzindo-se no incremento de conflitos internos.

6 comentários:

Mediateca - C S Musgueira disse...

eu também não !!!

L.Sousa disse...

Para começar, convém só dizer que eu nunca desisto, mas nunca mesmo, ainda por cima de uma coisa tão importante como é a escola.
Parabéns ao jornal por mais um esclarecimento tão rico...

Beijinhos.

On/Off Jovem - Jornal Mediateca disse...

O Jornal agradece os vossos comentários!!

Caso queiram saber mais sobre algum tema em particular, podem deixar aqui as vossas sugestões ou enviem um e-mail para:
jornal.mediateca@gmail.com que posteriormente nós iremos desenvolver o mesmo.

Obrigada
On/Off Jovem

Joana De Melo Rodrigues disse...

Parabéns pelo tema escolhido e parabéns por estar tão bem redigido.

Penso que a mensagem mais importante é não desistir... quando terminamos os estudos, temos uma ferramenta nas mãos que nos serve para o resto da vida.

Boa sorte e nada de deixar a Escola!!!

Monitora Joana

Jéssica Rodrigues disse...

Por mais vezes que nos reprovemos de ano , nunca e caso para desistir , pois sem a escola não somos nada hoje em dia.
Sem a escola não conseguimos arranjar um bom emprego, ter um bom salário , ser na area que queremos, e principalmente ter um bom futuro e se tivermos uns bons estudos o nosso futuro e bem melhor.

tania disse...

Muitos parabens por mais um belo tema,que tanto nos afecta e dá que falar...

Não desistir é o lema...

Beijinhos