segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tema Semanal - Drogas na Adolescência

.
Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contacto com as drogas devido ao ambiente em que estão inseridos. Um dos grandes factores de risco é a pressão do grupo. A isso, acrescente-se a frequente ausência dos pais, que assim criam condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam “livres” para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas consequências que isso lhes trará para a vida.
.
Nesta fase da vida, os adolescentes afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas e procuram nas drogas uma saída para estes conflitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "droga é toda a substância que, introduzida num organismo vivo, pode modificar uma ou mais das suas funções

". É compreendida também como o nome genérico de substâncias químicas,naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e/ou psicológicos a quem as consume. O seu uso constante pode levar à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga habitualmente, ao mesmo tempo que o consumidor passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes da sua falta.

A lei diferencia as drogas lícitas (cigarro, álcool, medicamentos) das ilícitas (cocaína, crack, ecstasy, entre outras). Do ponto de vista médico, porém, esta diferença não existe. E sendo assim, vamo-nos apenas referir às drogas ilícitas pois são as mais perigosas, embora, o álcool e o tabaco são temas que também merecem o nosso destaque e debruçaremo-nos nestes temas noutras publicações.

Alguns dos principais problemas do universo dos adolescentes estão associados à queda do desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais. Estes vícios podem levar a problemas ainda mais graves que provocam a morte do consumidor seja através de acidentes rodoviários, overdose, depressão, etc.

Por isso, segue o lema “Resistir é Vencer e não cedas às más influências pois só assim podes tentar fugir a estes problemas e às consequências que estes trazem. Assim: resiste, e sê Saudável.

.

.

6 comentários:

aditivado disse...

estou com uma dependência face a estes temas semanais ... será isto uma droga !!

L.Sousa disse...

Ohh Aditivado...Já somos dois e isto é mesmo bom, grande estaleca...Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento e parabéns.

L.Sousa disse...

Ohh Aditivado...Já somos dois e isto é mesmo bom, grande estaleca...Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento e parabéns.

Go disse...

Não às dependências...

está dito

Inês Lobão disse...

Mais um tema de grande importância e pertinência a ser abordado. Bravo Ana Pinto! E boas leituras!

Joana Melo Rodrigues disse...

Parabéns Ana, o texto está muito bem escrito e é de facto algo a ser falado sempre.
Olhemos para este tema c olhos de ver, e tenhamos tb noção que a par das dependências ilícitas, o alcool na nossa sociedade ocupa tb um peso mt grande nos dias q correm.