quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tema Semanal - Sexualidade

O tema de que vamos falar esta semana, define-se como: as preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da identidade e actividade sexual.
.
Enquanto que na actualidade este tema tem tendência a ser entendido apenas a nível físico, a sexualidade refere-se também ao plano psicológico do indivíduo. Além dos factores biológicos, a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afectada pelo ambiente sociocultural e religioso em que este se insere, como por exemplo, em algumas sociedades, (na sua maioria orientais), promove-se a poligamia ou a bigamia, que significa a possibilidade ou dever de ter mais de um parceiro/a. Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos valores político-sociais ou religiosos.
.
A sexualidade a nível físico tem como principais órgãos masculinos, o pénis, os testículos e a próstata, enquanto que nos órgãos femininos são, a vagina, útero, trompas de Falópio e ovários.
Um dos subtemas que a sexualidade tem e que por vezes é muito criticada pela sociedade são as orientações sexuais. Temos 3 principais orientações: Heterossexualidade, que é a atracção física ou emocional entre pessoas de sexos diferente, a Homossexualidade é a atracção física ou emocional mas com pessoas do mesmo sexo, e por fim a Bissexualidade, que é a mesma atracção mas tanto com pessoas do mesmo sexo como de sexo diferente.
.
Outras coisas também importantes da sexualidade são sem dúvida os métodos contraceptivos. Os preservativos tanto masculino tanto feminino, a pílula, o DIU (Dispositivo intra-uterino), e diafragma são os mais conhecidos e se forem correctamente utilizados podem reduzir ao máximo a possibilidade tanto de uma gravidez indesejada como das doenças sexualmente transmissíveis (DST). É importante referir que para as DST, o único método contraceptivo protector é o preservativo.

5 comentários:

teca disse...

muito bem ...

teca disse...

mesmo ...

Inês Lobão disse...

Estes Responsáveis às vezes surpreendem!! bom post!

Anónimo disse...

muito bem... está muito bem escrito e aborda todos os temas importantes sobre a sexualidade!!

Apoiado disse...

ainda dizem que a malta da Mediateca não tem contributos pedagógicos neste blog ...