terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de "Reis" - História e Tradição

.
Os Três Reis Magos ou simplesmente Magos, Melchior, Baltazar e Gaspar, são personagens da narrativa
cristã que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus).

A Escritura fala de uns magos, que não seriam, portanto, reis nem necessariamente três e, sim, talvez, sacerdotes, conselheiros, ou astrónomos (uma vez que se guiaram pela estrela polar até chegarem à região onde tinha nascido Jesus).

Como não há referência de quantos eram, deduziu-se que seriam três, pelos presentes oferecidos: Melchior trouxe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltazar, trouxe a mirra (uma resina anticéptica, usada em embalsamamentos desde o antigo Egipto), em reconhecimento da humanidade.

Uma vez que os Magos percorreram uma grande distância, partindo cada um deles de diferentes regiões, a tradição atribuiu à visita dos Magos o dia 6 de Janeiro.

Os Magos além de eles próprios terem um poder representativo multicultural, representam ainda três fases diferentes da vida: “Melchior
era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto, e Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos.

Deste modo, devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal.
Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de Janeiro, e os pais muitas vezes fantasiam-se de reis magos.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto é do Bolo ... será que eram pasteleiros ?

Anónimo disse...

Cara Inês,

Apesar de bonita, a tua história ou melhor, a história deles, não corresponde à realidade. Os 3 reis magos são 3 estrelas que se encontram alinhadas com a estrela polar por altura do solestício de inverno. A história que contas é uma interpretação astrológica. Outro factor importante que provavelmente deverias ter em conta é que "aparentemente" Jesus nunca existiu como homem. Por exemplo Belém, onde a virgem teve tantas dificuldades para arranjar instalações para parir, só aparece historicamente registado a partir do 2 século? Sabias que a bíblia está cheia de reedições? Sabes como os 4 evangelhos foram escolhidos frente aos restantes?
Isto no fundo é tudo uma grande aldrabice. Lê As heresias do Vaneigen ou consulta a primeira parte do filme Zeitgeist.

Bom ano

Anónimo disse...

Caro Cavaleiro

Julgo que algumas das tuas observações me parecem razoáveis, contudo, a referência de que Jesus não terá existido " aparentemente" enquanto homem me parece um tanto ou quanto interpelativa. Parece-me que a biblia não é um livro de ciência mas um livro de fé, como tal, toda a sua literatura tem um enquadramento simbólico e catequético.
Já para não falar das fontes que citas , mui pouco conceituadas e de credibilidade duvidosa. No entanto, as achegas sobre os reis Magos astrológicas são bastante interessantes, muito enquadráveis numa possível explicação, se é que esta existe.

Obrigado !!!

Inês Lobão disse...

olá Cavaleiro:
Quanto às tuas fontes: Pelo pouco que conheço de Vaneigen, parece-me interessante, e vou concerteza, procurar ler as heresias. O filme Zeitgeist, não tive ainda oportunidade de ver, sei que no verão houve uma iniciativa engraçada, de ver o filme em massa, conheço pessoas que aceitaram muito entusiasticamente o filme e outras que o acharam exautivo, tirarei as minhas conclusões... os magos... mais uma história...

Anónimo disse...

Caro Cavaleiro,
É sempre bom saber mais e por isso li tudo com muita atenção, mas quanto ao comentário "no fundo é tudo uma grande aldrabice"... enfim, isso já é a sua opinião que vale pelo que vale!
MJ

Anónimo disse...

MJ

"Isto no fundo é tudo uma grande aldrabice"

é por exemplo do António Silva, no "vamos embora Maria que isto é tudo uma grande aldrabice" ou na cena do ódio do Almada Negreiros "esta intrujice a que chamam civilização" ou mais recentemente na Grécia através dos fogos nos Bancos ou em espanha quando os nossos avós ocupavam os bancos para queimar o dinheiro à porta, á muitos exemplos ...

Estrela do Oriente

"Parece-me que a bíblia não é um livro de ciência mas um livro de fé, como tal, toda a sua literatura tem um enquadramento simbólico e catequético."

Exactamente, e quem é que valida o "enquadramento simbólico"? Será devido a esse enquadramento simbólico, a longa lista de mortandade, tortura, e todos os 7 pecados (ou 8, ou sei lá ? na ultima quinta-feira acrescentaram a "manipulação genética", enfim ...) que a igreja católica tem vindo a prepertar? Uma coisa é certa se existe instituição pior do que a igreja é a Ciência. Essa então, tras-nos escravos pelas goelas á custa de uma meta-fisica insuficiente, e etc ... dá pano para mangas. Sobre este assunto ler o manifesto (e agora só uso fontes catedráticas) do brilhante matemático Dr. Theodore John Kaczynski também conhecido como unabomber.

Abraço a todos

Laracha: Sabiam que o Vasco da Gama mandou incendiar no alto mar navios cheios de mulheres e crianças sarracenas em peregrinação?

Anónimo disse...

obrigado, MoeladeMascaranhas,

agora, fica mais claro a sua posição, bastante errática e desconstrutiva. Pode ser que assim estejamos prontos para ver a "luz"

Forte abraço

Anónimo disse...

isto tá bonito ... tá

Inês Lobão disse...

Esperemos que não utilize, para nos convencer a ler, os mesmos métodos de "persuasão" que o Dr. Theodore Kcaczynski utilizou para a publicação do seu manifesto...