sábado, 20 de dezembro de 2008

O Pai Natal - História e Tradição

.
Quem é que nunca acreditou no Pai natal ? Um velhinho de barbas brancas com roupas vermelhas que entrava pela chaminé para entregar os presentes...

Mas será que ele existe mesmo ? Será uma lenda ? Cada um acredita no que quiser, mas dizem que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que realmente existiu.

São Nicolau nasceu no século III, em Patras, na Grécia. Era um homem de bom coração que ajudava as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Santa Claus foi representado de várias maneiras até se tornar no velhinho barrigudo com barba branca. A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30.

Este ano, mais uma vez, o simpático velhote de barbas brancas e roupa vermelha inicia a sua viagem no companhia das renas. Estas puxam um trenó cheio de presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano.

Será que também vai haver um presente para ti ?

6 comentários:

Anónimo disse...

bonita história, só é pena que ninguém a conheça

Anónimo disse...

eu conheço .

Anónimo disse...

Eu também...

Anónimo disse...

podes apresentar-me, público ?

Anónimo disse...

Já estou a ver que abunda a carochinha por aqui. Mas mais uma vez rectifico: O "Pai Natal" quem inventou foi a Coca Cola vestiu o São nicolau de vermelho e branco em vez do azul com coca-cola na mão. É só publicidade. Provavelmente nenhuma das vossas avós ouviu falar de pai natal. É no fundo uma campanha publicitaria. Já agora, a Santa irene que cegou com um ferro em brasa os olhos do filho e por isso santificada, conhecem? E a heroína que foi inventada pela bayer, sabiam? Com tanta historia da carochinha temo pela educação dos infantes.

Inês Lobão disse...

Olá Cavaleiro:
Não me parece que a intenção do post fosse fazer com que os "infantes" acreditem no pai natal... e sim contar uma história. Quanto à veracidade: O pai natal existiu? o Saint Nicholas? O capuchinho vermelho? O gato das botas? o Luke Luke? o cavaleirodacapaceleste? claro que sim! no meu imaginário, no teu,fazem parte do imaginário colectivo, é importante que se contem histórias da carochinha e muitas outras..