domingo, 19 de dezembro de 2010

Tema Semanal - Sedentarismo, o que é ?

.

Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Considerada como a doença do século, está

associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática desportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de actividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenómeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e enfarte podendo também ser coadjuvante directa ou indirectamente na causa de morte súbita. Existem diversas indicações para

que os indivíduos sedentários possam adoptar uma mudança de hábitos de vida de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:

- A prática de actividades físicas, desportivas: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginástica, exercícios com pesos, jogar à bola são propostas válidas para haver combater ao sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida.

.

Sem comentários: