.. Carla : Olá Tânia, obrigada por participares no Império da
Mediateca. Será errado eu dizer que já tens mais de uma década de
Mediateca?
Tânia : Não, não estás errada. Na verdade já tenho 11 anos de
Mediateca. Inicialmente inscrevi-me na
Mediateca para puder frequentar as salas de estudo. Lembro-me que era o número 54.
Carla : Que diferenças mais importantes encontras relativamente à
Mediateca de hoje e a
Mediateca de há 10 anos atrás?
Tânia : Uma diferença que encontro é que eram todos muito mais velhos do que eu, agora acho que é mais homogéneo. Acho que um dos factores que fazia com que houvesse jovens com mais idade se devia ao facto de, primeiro não haver limite de idades para participar no campo de férias. Porque esta era a actividade que todos queriam participar. Apesar de hoje haver mais actividades no dia-a-dia da Mediateca há menos procura pelos jovens mais velhos.
.
Carla : Fala-nos um pouco do teu percurso na mediateca?
Tânia : Comecei por ser leitora. Depois deixei de vir à Mediateca durante um período de dois anos. Quando regressei recebi a proposta para entrar na equipa de responsáveis, onde ainda continuo mas com novos desafios.
Já que o meu papel actual na equipa é fundamentalmente manter a equipa de responsáveis unida de forma a que a equipa se mantenha coesa para poder chegar ao final do ano lectivo. Se se mantiver por mais tempo, melhor, mas o grande desafio é manter a mesma equipa durante todo o ano lectivo.
Por último recebi o convite para ser monitora de actividade, nomeadamente de culinária e posteriormente de bijutaria. Inicialmente estava cheia de medo para dar culinária porque sabia pouco de cozinha mas acabou por me ajudar porque ao mesmo tempo que ensinava também aprendia.
Carla : De todas as actividades que desenvolves na Mediateca qual a que consideras mais importante para o espaço?
Tânia : Todas as actividades que desenvolvo são importantes para o espaço. No que se refere à equipa de responsáveis, no passado uma das minhas funções era organizar reuniões semanais onde eram discutidos os problemas que iam surgindo na equipa. Actualmente, não há reuniões porque considero que a equipa não trabalha em conjunto mas sim individualmente. Cada um no seu sector, de momento não há nenhum projecto em comum.
Estou muito satisfeita por dar culinária porque aprendo com eles e eles comigo. E o facto de eles poderem escolher uma receita (que muitas vezes sinto que nunca provaram e gostavam de experimentar).
É sempre compensador sentir que ensinamos, podermos transmitir conhecimentos, por muito básicos que sejam. Assim como, também é muito compensador para mim ver a satisfação com que eles no final da actividade degustam a refeição que eles mesmos cozinharam.
Dito isto, para mim todas as actividades que desenvolvo são importantes para o espaço.
.
Carla : Consideras o espaço Mediateca importante para os jovens que a frequentam? .
Tânia: Acho que é muito importante porque é uma forma de os tirar da rua e para mim isso é o mais importante e depois, é o ter acesso a coisas que em casa e na rua muitas vezes não têm.
.
Carla: Que mensagem gostarias de deixar aos jovens que diariamente alegram a Mediateca?
.
Tânia: Principalmente que nunca desistam, independentemente dos obstáculos que possam encontrar... lembrem-se que tudo é
contornável… menos a morte!!
Por isso força!!!
.
.