sábado, 31 de outubro de 2009

Receita da semana - Bolinhas de Salame de Chocolate

.
E porque estamos sempre a inventar... pensamos fazer, não o tradicional salame de chocolate, mas umas bolinhas deliciosas de salame de chocolate, a receita é inspirada no famoso livro de culinária “Pantagruel”:

Ingredientes:
.
1 Pacote de bolacha Maria
1 Pacote de chocolate em pó (125gr)
125gr de Manteiga
125gr de Açúcar
4 Gemas de ovos
Papel de alumínio


Modo de Preparação:

Misturam-se o chocolate e o açúcar num tigelão, e deitam-se em cima, a manteiga, derretida e as gemas. À parte partem-se as bolachas aos bocadinhos, e junta-se tudo.
Fazem-se bolinhas e embrulham-se no papel de alumínio. Se preferires à moda clássica, estendes toda a massa em forma de salame, em cima da folha de alumínio e enrolas. Em seguida, guarda-se no frigorífico, e se aguentares, deixa até ao dia seguinte... se não, deixa pelo menos esfriar um pouco, para ficar com a consistência ideal. Bom apetite!

.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Receita da semana - Queijadinhas de Leite

.
Ingredientes:

2 Ovos
150gr de Açúcar
50gr de Manteiga
100gr de Farinha
½ de Leite


Modo de Preparação:
Junta-se o açúcar e a manteiga derretida, em seguida os ovos, a farinha e por último o leite. Bate-se bem. Untam-se forminhas com manteiga e enfarinham-se. Coloca-se a massa nas formas e leva-se ao forno, mais ou menos por 20 minutos. Deliciosas!
.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aprendizes de Culinária na Mediateca!

.
A experimentação culinária tem passado por muitas mãos (limpinhas), dos leitores da Mediateca.

As aulas são ministradas pela dupla: Luís Pinto e Inês Lobão.

Os alunos têm andado bastante entusiasmados e participativos.

Muitos são os curiosos que rondam as aulas para a degustação das deliciosas iguarias que ali se preparam.

Quando alguém falta, há sempre alguém que o queira substituir, e sempre que houver vagas, serão sempre muito bem-vindos.

Obrigada pela participação, pela minha parte tem sido muito divertido.
.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Férias de verão - Passeio Surpresa

.
.
A Mediateca organizou neste período de Verão, em que a maioria dos leitores já está de férias, algumas actividades e saídas extra.

Começámos pela visita ao Castelo de S. Jorge, uma saída cultural e muito Lisboeta... convidámos a Associação Raízes a organizar um grupinho de jovens para vir connosco, para que pudéssemos partilhar da sua simpática companhia.

Foi uma tarde em grande, com o sol a ajudar e lisboa a maravilhar ...
.
Fizemos na semana a seguir, um passeio à Base aérea de Sintra, passeio este organizado pela J.F. do Lumiar.

Os jovens tiveram oportunidade de fazer o reconhecimento dos aviões que lá existem e de se aperceberem (de entre outras informações que lhes foram passadas), do seu desconforto...

Finalmente o passeio surpresa... abrimos apenas 9 vagas e os sortudos que tiveram lugar, puderam ir dar, uns grandes e vertiginosos mergulhos à Piscina Oceânica de Oeiras.

Foi uma tarde bem relaxante e bem passada, com o grandioso Sol a aquecer o ar os corações e a dourar as peles.
.
.

sábado, 10 de outubro de 2009

FOTOS - A Gala dos Óscares Alcobaça 09

.
.
Grande era a expectativa para o descortinar das nomeações dos Óscares do Campo de Férias 2009…

A gala foi a preceito: vestidos a rigor: laço preto (sem lapela) para os senhores e para as damas um malmequer ao peito.

Tivemos a honra de ter dois apresentadores de luxo: Luís Pinto e Diogo Domingues e na sonoplastia ( som ) o fantástico Gerson.
.
Os Nomeados, tiveram o seu minuto de fama, tendo tido a oportunidade de desfilar numa passadeira vermelha e subir ao glorioso pódio… recebendo posteriormente um tão merecido Óscar.

Em seguida, em jeito de confraternização um simpático lanchinho preparado para a ocasião.

Um grande serão que nos fez relembrar de tão bons momentos que passamos juntos este Verão de 2009! Para o ano há mais…

PS - Para veres as fotos todas, clica AQUI !!!
.
.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Responsáveis & Prés - Reunião

.

.

"VIZINHOS" - o documentário do Bairro !!!

.
.
No seguimento do CineConchas 2009, onde se apresentou o documentário intitulado " Vizinhos" realizado pelo Tiago Fugueiredo, agora tens a oportunidade de ver esta maravilhosa película no próximo dia 17 de Outubro, no Cinema Londres, pelas 18h. Temos convites para oferecer a quem desejar ir ver ou rever este maravilhoso documentário. Não percas !!!

.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

TEATRO - Uma experiência Cultural muito interessante

.

.

Esta quarta-feira, a convite da Fundação Aragão Pinto, Monitores e leitores da Mediateca e das Salas de Estudo do CSM usufruíram de uma experiência cultural muitointensa.

O Deus da Matança, uma peça de teatro, cheia de emoções à flor da pele, que aborda, a complexidade das relações humanas. Relações que podem ser cordiais e superficiais, ou por outro lado descontroladas, intensas, selváticas até...
.
A reacção do público oscila, entre o riso, a incredibilidade, a partilha dos incómodos silêncios, entre outras emoções individuais e internas de cada um. Uma experiência a repetir !
.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Visita : Academia Alcochete e Sporting vs Olhanense

.
.
A convite da Fundação Aragão Pinto, os jovens da Mediateca e das Salas de Estudo do CS Musgueira, tiveram a oportunidade de assistir no Estádio de Alvalade ao jogo relativo à 5º jornada da liga Sagres entre disputado entre Sporting vs Olhanense.

Cerca de 40 jovens partiram da Mediateca com os monitores, numa alegria contagiante, direitos ao estádio de Alvalade.

O jogo foi empolgante e alguém tinha de sair vencedor… O Sporting não deu hipótese e venceu o jogo por 3-2… Uma grande alegria para todos os adeptos do Sporting bem como, para todos os bons desportistas.

Dois dias antes, no sábado dia 19 de Setembro, um grupo de 10 jovens teve a oportunidade de visitar a Academia de Alcochete e assitir ao treino da equipa sénior do Sporting Club de Portugal.

O Jogador Liedson presenteou os presentes com a sua presença e os flash não deram folga a tão ilustre convidado.

Muito obrigado à Fundação Aragão Pinto por este convite !!!
.

.

sábado, 3 de outubro de 2009

WorkShop DJ - Inscreve-te

.



Vai realizar-se no próximo dia 10 de Outubro, sábado, pelas 15, no espaço das Irmãs do Bem Pastor em frente à Escola Pintor Almada Negreiros, um workshop de DJ. Para te inscreveres, fala com o Leandro Sousa ou o Gerson Nogueira ...

Não percas esta oportunidade !!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Torneio PES 2009 - SORTEIO !!!

.

( clica na imagem para ampliares )
.

( clica na imagem para ampliares )
.

Óscares Alcobaça.09 - a lista de premiados

.

Óscares Alcobaça 2009 from Mediateca - CSM on Vimeo..

O Churrasco ao Luar

.
Inspirados por uma magnífica Lua Cheia... o Churrasco ao Luar proporcionou a quem nele participou um jantar e convívio muito descontraído.

Houve muita adesão por parte dos leitores, ficando as vagas totalmente preenchidas.

A ementa eram carnes variadas, grelhadas pelo “profissional” Marco Freitas, as saladinhas do Verão, batata frita Gormet, e para a sobremesa o tão apreciado arroz doce da D.ª Teresa.


A noite foi animada com Karaoke, com um espectáculo de dança dos alunos de Hip-hop da Mediateca e ainda havia à disposição dos participantes alguns jogos tradicionais. O DJ foi o Pilu que passou música para todos os gostos, desde Tecno a Police... Para o ano há mais!
.
PS - Para veres as fotos, clica Aqui !!!
.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009