segunda-feira, 31 de março de 2008

Jogo convívio Iniciados - Gaivotas de Torre vs Mediateca

No sábado passado, dia 29 de Março, realizou-se em Cascais um jogo convívio entre os Iniciados da Mediateca e As Gaivotas da Torre. Esta iniciativa já foi a terceira vez que teve lugar em diferentes escalões e sempre com enorme fair play e desportivismo.

No entando, embora a feijões, as duas equipas empenharam-se procurando obter o melhor resultado para as respectivas cores.

Durante a primeira parte o equilibrio foi a tónica dominante. As Gaivotas começaram melhor, levantando voo a grande altitude assumindo logo de início a liderança no marcador. Com as substituições a decorerem a um ritmo elevado, as Gaivotas foram perdendo altitude, possibilitando à Mediateca a necessária aproximação no marcador. A primeira parte terminou e a segunda parte começou a grande ritmo. Após o 7 a 7, a Mediateca assumiu a liderança do marcador até ao final do jogo. Com as Gaivotas balanceadas no ataque , a Mediateca foi, em contra-ataque, marcando os golos que desequilibraram o marcador no final. As Gaivotas da Torre foram perdendo algumas "penas " com o avançar do jogo, mas tiveram enorme desportivismo e souberam receber em grande estilo a equipa da Mediateca oferecendo no final uns brindes muito simpáticos.

Muito obrigado e até ao próximo jogo ... que esperamos que seja em nossa casa !!!

Ficha do Jogo : Gaivotas da Torre 8 - 15 Mediateca
Gaivotas da Torre : Leone, Leo, Batata, Bruno, Nuno, Diogo, Diogo, Paulo, Gonçalo, Sergio,
Francisco
Mediateca : Rúben C. ; Paulo R.; André R.; Luis P.; Gonçalo S. ; Tiago S.; Ivandro S.; Rui R.
Marcadores da Mediateca : Ivandro S. ( 3 ) ; Tiago S.( 2 ) ; Gonçalo S. ( 1 ) ; Rui R. ( 2 ) ; Luis P. ( 7 )

sábado, 29 de março de 2008

Hoje muda a Hora : + 1 hora

Amanhã, domingo, quando for 01h00 da manhã, adiantamos o relógio 1 hora para as 2h00m ... menos uma hora de sono. Esta ajuste deve-se à hora de verão ... os dias ficarão maiores, pois anoitecerá mais tarde ...

sexta-feira, 28 de março de 2008

Império da Mediateca n.º 57- Fev. & Mar.08 já on-line

O tão esperado jornal da Mediateca , o " Império da Mediateca ", já se encontra nas bancas e a procura ultrapassa todas as expectativas.

Para o poderes consultar on-line, basta fazeres aqui o download. O processo é simples e muito prático.


Eis então as dicas para que não haja qualquer dúvida :



3 passos para teres o teu JORNAL :


- clica aqui para iniciares o processo de download do Jornal


- depois de abrires o link em cima, aparece-te uma caixa com duas opções - premium e free - escolhes no fim a opção free, clicando.


- de seguida, introduzes o código que te é dado e pode ser constituído por letras e números; este código aparece meio disfarçado e colocas na caixa que diz here ; após teres realizado a introdução do código clicas no botão em frente que diz download via ...





Mais simples é impossível ... boas leituras !!!



.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sector Multimédia - O que é?

O Sector da Multimédia, está ao cuidado da Responsável Eva A. e da Pré-Responsável Cátia C.
É um sector onde se valoriza e promove os meios audiovisuais junto dos muitos leitores que procuram a Mediateca diariamente.
As Responsáveis pelo sector, dinamizam mensalmente actividades lúdicas, como o Home Cinema…onde podes participar assistindo a filmes bem divertidos, no nosso espaço VideoTeca. E a outra grande e muito procurada actividade é o Karaoke, onde podes mostrar o que vales, cantando e dançando ao som das músicas que mais gostas, nós garantimos que te vais divertir!
Aparece pela Mediateca e participa nestas e noutras actividades que preparamos carinhosamente para ti.

Bjs
Rita

Ciclo de debates - Arquitectura e cinema

O Viver na Alta de Lisboa - BI Cívico, em colaboração com a Academia Portuguesa da História e com o apoio da SGAL, está a organizar um ciclo de debates sobre arquitectura em torno do cinema.


Em cada debate, um arquitecto irá debater com o público as questões de arquitectura, urbanismo e sua integração na sociedade que o filme por si escolhido possa suscitar. Os arquitectos convidados têm ou terão projectos no PUAL.

O ciclo irá decorrer no Salão de Inverno da Academia Portuguesa da História, na Quinta das Conchas e dos Lilazes, à Alameda das Linhas de Torres, às Sextas-feiras, com início às 18h30.


Para mais informações clique aqui

quarta-feira, 26 de março de 2008

45º Aniversário do Centro Social da Musgueira



No passado dia 19 de Março, o Centro Social da Musgueira comemorou o seu 45º aniversário... Para assinalar esta data, e como a Mediateca também não queria deixar passar em branco outras datas festivas desta altura do ano... realizámos alguns Ateliers relacionados com a época de Páscoa e com o Dia do Pai...Cada Participante construíu o seu ovo e 1 postal.

Quando todos os ovos estavam terminados, foram escondidos pelo espaço da Mediateca...e os jovens andaram à Caça do Ovo.

Foi muito divertido e contamos com muitos participantes de todas as idades...

Para terminar em beleza... Cantámos os Parabéns, acompanhado com muitas delícias...confeccionadas pela maravilhosa equipa da Actividade da Culinária.

Aqui ficam algumas das fotos para mais tarde recordar...

Disfrutem!!
PS - se quiseres ver as fotos todas clica aqui

Concurso de Karaoke

No passado dia 10 de Março, segunda-feira, decorreu a primeira etapa do Concurso de Karaoke, organizado pelo Sector dos Torneios, da Responsabilidade dos jovens, João T. e Diogo N.

Dos muitos cantores inscritos, as equipas que passam à próxima fase deste Torneio são as Maravilhosas Duplas:


André R. & Vítor F.
Mário Leandro & Rita A.
Ricardo S. & Leandro S.
Eva A. & Sara A.
Diogo N. & João T.
Magda F. & Mariana A.
Constante R. & Gonçalo C.
Daniela A. & Bárbara S.


Muitos Parabéns, para as equipas vencedoras. Mas cuidado, o Concurso ainda agora começou, tudo pode acontecer... Boa sorte para os grandes Cantores.

Aqui ficam as fotos para mais tarde recordar!!


Consciência humanitária - cada um pode fazer a diferença

Uma adolescente Canadiana que discursou na conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, realizou um discurso que chamou a atenção dos adultos para os erros sistemáticos que nós, humanos, temos feito ao Mundo. Durante alguns minutos, alguém falou livremente sem constrangimentos diplomáticos e políticos ...

Simplesmente genial e acutilante a sua intervenção ... não deixes de ver até ao fim ...

PS - este vídeo foi-nos proposto por alguém "anónimo" que enviou a ideia para a caixa de sugestões ... todos o podem fazer ... desde já muito obrigado pela sua participação.

terça-feira, 25 de março de 2008

A experiência nocturna da recolha do lixo ...

Isto é mesmo verdade, acreditem que eu sei o que digo, pelo menos na zona onde moro! Alguém tem tido a mesma experiência que eu ? Deixe aqui o seu comentário com a sua vivência ... :

sábado, 22 de março de 2008

21 de Março - dia Mundial da Árvore

.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.




sexta-feira, 21 de março de 2008

Para Contemplar ...

Aqui ficam estas fotos para comtemplar neste dia de sexta-feira santa a beleza que é a natureza ...



































































quinta-feira, 20 de março de 2008

A História do Coelhinho da Páscoa


A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. O hábito de procurar Ovos de Páscoa começou através de uma duquesa alemã.

Existe uma lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.

Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo.
Espalhou-se, então a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.


A Mediateca deseja a todos os seus leitores, uma Feliz e Santa Páscoa.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai - O que é ?


O Dia do Pai celebra-se todos os anos no dia 19 de Março. E por que é que calha nesta data? É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.
S. José era marido de Maria e tinha como profissão carpinteiro ; vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus. A sua história vem contada na Bíblia. O culto a São José começou no século IX. Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte. E assim ficou a ser o seu dia!
Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha.
O nome José vem do hebreu (Youssef) e significa "que Deus acrescente".

Aniversário do Centro Social da Musgueira - 45 anos

Photo Sharing

O Centro Social faz 45 anos no dia 19 de Março, quarta-feira. A Mediateca vai marcar o dia fazendo um lanche, pelas 20h30, e uns ateliers de ovos de Páscoa. A seguir fazemos uma caça ao ovo e quem encontar o ovo recebe um presente. Aparece ... vem dar os Parabéns ao Centro Social !!!

Férias da Páscoa




A Mediateca estará encerrada para férias da Páscoa do dia 20, quinta-feira, até ao dia 25 de Março, terça-feira. A Mediateca reabrirá na quarta-feira, dia 26 de Março com toda a força.

Boas e Santas Festas a todos ...

terça-feira, 18 de março de 2008

O que acho da Mediateca e da informática!!!


Acho que e muito fixe
Tem muitas actividades e muita animação
Tem uns monitores espectaculares
Gosto muito de frequentar porque aqui fazemos muitos amigos
E é sempre bom ter boas amizades…
Também e bom que aja informática porque hoje a muitos cursos informáticos e isso ajuda-nos muito

: p
Adoro a Mediateca lOol



Cátia Cardoso

Opinião da Mariana Sobre a Informática

O que acho sobre a informatica

A informática e mesmo fixe a Vânia ensina varias coisas que a gente não sabe no computador mas ela ta cá pá ensinar tudo que a gente não sabe tipo: no hi5 do Messenger do Microsoft Word.



Este texto foi escrito por a Mariana Dantas de Abreu.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Equipa feminina tropeça ...

A equipa feminina de juvenis teve este fim-de-semana o primeiro deslize contra a equipa C.F. Chelas, equipa muito forte e candidata à vitória final. Com um plantel muito reduzido, a nossa equipa encontou alguma dificuldade para ultrapassar a maior frescura da equipa adversária e o maior numero de soluções do banco possibilitou um leque mais alargado de alternativas. No entanto o jogo foi muito disputado e o equilibrio foi-se mantendo quase até ao fianal, só traído pelas pernas que já não davam mais. O resultado final foi de 6-0, que não espelha toda a entrega e luta dadas pelas nossas valentes jogadoras. Força ... a temporada ainda vai a meio e ainda há muito caminho pela frente ... força RAPARIGAS !!!!

Equipa : Jéssica M. ; Andreia P. ; Mónica M. ; Cátia S. ; Daniela M.

Infantis vencem pela 1º vez por 8-3

Os nossos infantis, após várias tentativas, venceram a equipa do bairro do Condado por uns expressivos 8 a 3. Com vários lances de fino recorte técnico e táctico, a nossa equipa foi imponto a superiodade face á equipa adversária. Com elevado desportivismo, as duas equipas jogaram com lealdade e respeito mútuo. O árbitro também esteve em grande evidência, ajuizando com grande propriedade todos os lances do jogo. Parabéns à equipa dos infantis e força para o próximo jogo.

Jogaram : Leonel M. ; Rui R. ; Inês R. ; Paulo R. ; Rúben C. ; Daniela A. ; Carlos T. ; Gonçalo S. ; Miguel C.

Marcadores : Rúben C. (3 golos ); Paulo R. ( 3 golos ); Inês R. ( 1 golo ) ; Rui R. ( 1 golo )

Receita da Semana - Salame de Chocolate


Ingredientes para 4 pessoas:

200gr Bolacha Maria
200gr Açúcar
200gr Chocolate em Pó
125gr Margarina
2 ovos


Confecção:
Num recipiente junta-se açúcar, um ovo inteiro e uma gema de outro ovo e mexe-se bem. Derrete-se a margarina, adicionando a esta, o chocolate em pó e volta-se a mexer bem. Depois de tudo bem envolvido, adiciona-se as bolachas Maria partidas aos bocados.

Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, embrulha-se a massa em papel de alumínio, em formato de torta. Deixa-se umas horas no frigorífico, para solidificar e está pronto a servir…
Bom Apetite!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Auto da Barca do Inferno


Malta está aqui o texto desse grande clássico da literatura portuguesa e mundial, escrito por Gil Vicente no século I a.S. (antes de Shakespeare), ou se preferirem séc. XX d. G. (depois dos Gregos). Na realidade estreou em 1517 e foi escrito para a rainha D. Leonor, mulher de D. Manuel I.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Alta de Lisboa na RTP 1 ...

Passou ontem, dia 11 de Março, terça-feira, no programa Portugal em Directo, na RTP 1uma reportagem sobre a urbanização da Alta de lisboa. Para além do do Vereador do Urbanismo, o programa contou com depoimentos de dois colaboradores do Viver na Alta de Lisboa, um deles o Tiago que colabora com a Mediateca, e do Presidente da JF Lumiar, Dr.º Nuno Roque.

Um conjunto de preocupações e anseios são mostrados nesta reportagem sobre o futuro desta zona de Lisboa. Clica aqui para poderes ver a reportagem na integra que se encontra no Blog Viver na Alta de Lisboa.

terça-feira, 11 de março de 2008

Reunião de Responsáveis & Prés


No próximo dia 18 de Março, terça-feira, pelas 21h, reunião de responsáveis e prés na Mediateca.
Aparece ... não faltes !!!

Programa e-escola alargado ao 11º e 12.º ano


Foi aprovado no dia 28 de Fevereiro, em Conselho de Ministros a Resolução que visa permitir também aos alunos do 11.º e 12.º do Ensino Secundário, durante o corrente ano lectivo, aderir ao Programa e.escola, criando-se ainda um regime especificamente dirigido a beneficiários da iniciativa com necessidades educativas especiais de carácter permanente, garantindo-lhes o acesso a computadores adaptados, sem quaisquer encargos adicionais.

Este Programa, lançado pelo Governo em Junho de 2007, tem como objectivo o financiamento de acções que facilitem o acesso à sociedade de informação, de modo a promover a info-inclusão, sendo, na sua primeira fase, constituído pelas Iniciativas e.oportunidades, e.escola e e.professor. Resumindo, alunos do 10º ao 12º têm acesso a um computador portátil com acesso à internet de banda larga móvel por valores bastante simbólicos em alguns casos.
Representa uma aposta clara na qualificação dos portugueses, demonstrando deste modo uma clara relação entre desenvolvimento económico e social tão característico da sociedade da informação e do conhecimento e princípio estruturante quer da acção do Governo quer, consequentemente, do Plano Tecnológico.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Futebol Infantil Misto



A equipa de Infantis da Mediateca, jogou e perdeu por 10-1 contra a equipa da Junta de Freguesia da Ameixoeira no torneio de Marvila.
O resultado é um pouco enganador uma vez que aos 5 min. Já perdíamos por 5-0, a equipa entrou algo receosa e demorou a entrosar-se no jogo, quando conseguiu já era tarde de mais pois a equipa adversaria passou a jogar em conta ataque, e de facto tinham muitos bons jogadores e trocavam bem a bola. De salientar o bom desportivismo de ambas as equipas.
Em homenagem às Mulheres a Inês R. foi a capitã de equipa.
Jogaram: Rafael V., Paulo R., Carlos T., Rui R., Luís C., Inês R. (cap), Leonel M., Ruben C. e Leandro S..

Para Rir ... mas só um bocadinho !!!

Se gostas de rir um bocadinho aqui fica uma sugestão ... o motivo foram as enormes cheias que aconteceram há cerca de 15 dias em Lisboa ... aqui fica

quinta-feira, 6 de março de 2008

Futebol Feminino

A equipa Feminina da Mediateca venceu mais um jogo por 3-0 a contar para o torneio de Marvila, onde já conta com dois jogos e duas vitórias. todas as nossas jogadoras estiveram muito bem, e até a Jessica defendeu um penalti.

Jogaram: Cátia Santos, Elisabete Martins, Jéssica Rodrigues, Daniela Morais, Cátia Cardoso, Mónica Martins, Andreia Pais e Jéssica Martins e contaram com o apoio técnico de Paula Pais e João Costa . O treinador foi o Fernando Costa.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Lançamento do Blog da Mediateca


No passado dia 29 de Fevereiro, realizou-se a apresentação oficial do Blog da Mediateca. O entusiasmo e curiosidade estava por todo o lado. Para que serve ? Como funciona ? Era as interrogações mais ouvidas. No final, um beberete consolou o estômago e alegrou os presentes. Queremos que este espaço seja teu ... partipa !!!

terça-feira, 4 de março de 2008

Salas de Estudo




Olá amigos,
Estas foram as fotos captadas pelas paparazzi da mediateca numa ilustre visita ás nossas salas de estudo, espero que gostem e cá ficamos á espera do vosso comentário.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Derby - Sporting 1 -Benfica 1

Ontem foi dia de derby aqui tão perto. O estádio ao rubro, os adeptos sedentos de vitória, as equipas com vários titulares lesionados, o FC Porto tinha empatado na véspera .... Estes e outros ingredientes apimentavam um jogo de paixões e multidões.
Diversos foram os casos ... penalti ... expulsão ... No final ficou tudo na mesma ... o empate . Aqui ficam alguns lances mais emblemáticos e claro está ... a festa do jogo ... O GOLO !!! Se queres ver mais videos deste jogo, carrega aqui !
Escolhemos 4 videos dos seguintes momentos do jogo :
1º - Golo do Sporting - Vukcevic ( 10 min )
2º Golo do Benfica - Cardoso ( 38 min )
3º Caso polémico - suposto penalti ( 59 min )
4º Expulsão do Nélson ( 75 min )